Renova UTFPR:
inspirando mudanças, promovendo a excelência
No que acreditamos enquanto UTFPR?
Você já imaginou estar em uma Universidade sabendo exatamente "onde ela está" e "para onde está indo"? Ter suporte institucional com metas e objetivos claros sobre o que precisa ser feito para ter o reconhecimento que almejado? Ter clareza sobre a identidade Tecnológica da universidade?
Acreditamos que temos, na UTFPR, a exclusividade de uma força de trabalho única, qualificada e comprometida com a excelência acadêmica e que, enquanto Universidade Tecnológica, temos uma história singular no Brasil, sem comparativos com outra Universidade Federal no país.
Contudo, pode ser que você, docente ou técnico-administrativo, sinta-se pouco valorizado sobre a importância do trabalho que realiza ou até mesmo sinta necessidade de ser ouvido para contribuir ainda mais no crescimento da instituição que trabalha.
E você, estudante, pode sentir que poderia ter mais oportunidades e incentivos ofertados pela universidade, desejando programas estudantis efetivos e suficientes para um número expressivo de alunos.
Tais anseios nos motivam a propor uma mudança na forma como nossa instituição tem sido administrada. Precisamos pensar diferente do que estamos acostumados, trazer renovação e inovação para que sejamos reconhecidos pelo que realmente somos e fazemos e essa mudança é possível com planejamento coletivo e uma nova forma de administração!
Para isso, é necessário olhar para trás e aprender com o que já foi realizado, vislumbrar o futuro e saber o caminho para chegar aonde se almeja.
Neste documento, você encontrará diretrizes para uma nova gestão da UTFPR, distribuídas em nove dimensões, as quais acreditamos que irão permitir que nossa universidade se renove e inove. Nosso compromisso, com você, é de construir ações específicas para cada uma delas, sempre ouvindo os atores envolvidos e toda comunidade acadêmica.
Convidamos você a fazer parte dessa construção, para uma nova UTFPR, que inspire mudanças e promova a excelência!
Excelência na graduação, pós-graduação e pesquisa
Frequentemente somos questionados e pressionados sobre a importância de alavancar indicadores para alcançar a excelência acadêmica. Entretanto, não está claro para a comunidade acadêmica qual caminho percorrer para alcançar esses resultados.
Nós acreditamos em um trabalho alinhado, que seja planejado em conjunto e coordenado pela Reitoria. É essencial termos um direcionamento sobre quando e quais ações precisam ser realizadas ao longo do calendário acadêmico, bem como entender de que forma essas ações estão vinculadas aos indicadores de excelência nacionais e internacionais e, ainda, quem são os responsáveis pela execução dentro de uma distribuição equilibrada e justa. Acreditamos que é responsabilidade da Reitoria fornecer ferramentas para facilitar a análise e a interpretação sobre a "saúde" dos cursos, bem como a promoção de políticas que mostrem como alcançar os melhores resultados.
Qualidade nos cursos:
Estabelecer e cumprir metas de excelência para todos os cursos de graduação e pós-graduação (Lato e Stricto sensu), assegurando que a UTFPR esteja sempre alinhada com as melhores práticas educacionais globais, currículos inovadores, qualidade do corpo docente, infraestrutura e laboratórios de excelência, integração com o setor de inovação e de indústria e com os avanços mais recentes em cada campo de estudo.
Programa de melhoria dos PPGs e seu reconhecimento na avaliação CAPES:
Retomar e aprimorar ações de melhoria contínua na avaliação dos PPGs em todos os campi da UTFPR. Criar políticas específicas para programas de pós-graduação profissional, multicampi e em associação. Estimular estratégias de melhoria e internacionalização, considerando os distintos processos de maturação dos programas.
Currículos inovadores:
Desenvolver políticas que promovam e estimulem a organização de currículos visando a excelência acadêmica, habilidades relacionais, práticas, pensamento crítico e aprendizagem autônoma alinhados com as demandas da sociedade e com os avanços das diferentes áreas do conhecimento com foco tecnológico, inter e transdisciplinar, flexibilidade, aprendizagem ativa e experiencial, inovação e lifelong learning.
Línguas estrangeiras:
Discutir e implementar uma política para institucionalização de ensino de línguas estrangeiras
Curricularização da extensão:
Discutir e definir, de forma institucional, como a extensão será operacionalizada nos cursos de graduação e de pós-graduação na UTFPR, trazendo a curricularização institucional da extensão, por exemplo, por meio de disciplinas extensionistas, ações, projetos e programas de extensão. Também, prover recursos para viabilizar o desenvolvimento da extensão.
Programa de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC):
Adequar a regulamentação institucional e aprimorar ações estruturantes para estimular o ensino de excelência utilizando TDIC.
Expansão de intercâmbios, mobilidade e internacionalização:
Expandir e aplicar eficientemente programas de intercâmbio, dupla diplomação, incluindo opções de mobilidade virtual e de programas como o Engenheiro 3i, oferecendo experiências internacionais acessíveis a mais estudantes e servidores. Além disso, aprimorar as políticas para a expansão internacional das atividades acadêmicas e de pesquisa, por meio da ampliação de parcerias estratégicas com instituições de excelência mundial com foco na graduação, pós-graduação (Lato e Stricto sensu), pesquisa e inovação, bem como a atratividade estudantes de outros países para a UTFPR.
Inovação, empreendedorismo e cooperação
Temos inúmeros casos de sucesso no que tange ao empreendedorismo, inovação e cooperação em nossa instituição. Entretanto, frequentemente estas iniciativas são desenvolvidas por meio do esforço de atores individuais, carecendo de uma política de incentivo institucional.
Acreditamos na necessidade de padronizar os meios e compilar as informações utilizando uma linguagem condizente e alinhada com a iniciativa privada e governamental. Pretendemos replicar casos de sucesso, oportunizando a implementação destes em todos os campi, fomentando, através de boas práticas, o envolvimento ativo da comunidade acadêmica.
Melhoria da relação UTFPR-FUNTEF-PR:
Revisar a Norma Complementar de relação UTFPR/FUNTEF com vistas a pleitear a melhoria da gestão e da governança, aprimorar procedimentos e criar um setor de projetos e de prospecção de fomentos, visando o atendimento ágil e eficiente dos coordenadores de projetos e demais usuários da Funtef-PR.
Laboratórios:
Expandir, fortalecer e fomentar os laboratórios multiusuários e os FabLabs (laboratórios para desenvolvimento e prototipação de projetos, ampliando as experiências de aprendizagem multidisciplinares, tendo o estudante como protagonista) com foco na pesquisa básica e aplicada, na tecnologia e na inovação em sustentabilidade, prospectando as ações para parcerias com demais setores produtivos da sociedade. Ainda, fomentar e ampliar os Laboratórios de Inovação (LabInova).
Negócios de inovação:
Desenvolver estratégias e boas práticas para a criação de startups decorrentes da pesquisa, bem como oriundas de projetos e ações dos mestrados e doutorados e projetos de extensão.
Registro de patentes e modelos de utilidade:
Incentivar o depósito e licenciamento de patentes e de modelos de utilidade gerados na UTFPR com o objetivo de promover a proteção intelectual.
Transferência de tecnologia e licenciamento de patentes e de softwares da UTFPR:
Organizar um escritório e estabelecer um programa de transferência de tecnologia e licenciamento de produtos da UTFPR.
Inovação com impacto social:
Incentivar projetos que aliam inovação tecnológica a impacto social, resolvendo problemas comunitários com soluções sustentáveis.
Desenvolvimento regional:
Fomentar o envolvimento ativo da comunidade acadêmica em projetos de extensão universitária que tenham impacto positivo na sociedade local e regional.
Iniciativa privada e pública:
Fortalecer estratégias direcionadas para aproximar e estabelecer parcerias com a iniciativa privada e entidades governamentais.
Ecossistema de inovação da universidade:
Consolidar e apoiar parques tecnológicos, centro de inovação, incubadoras de empresas, empresas juniores e outras iniciativas de base tecnológica.
Programa de valorização das Empresas Juniores:
Implementar um programa de valorização e de capacitação através da constituição de associação das EJs da UTFPR e fomentar o programa financeiramente, através de editais, além de estimular o marketing das empresas. Ainda, discutir a viabilização da contratação das EJs pela universidade.
Banco de talentos e de egressos:
Criar um banco de alunos e ex-alunos para fortalecer a rede de apoio profissional e acadêmico, promovendo a inclusão de egressos na comunidade universitária e profissional.
Atratividade da UTFPR
Vivenciamos um momento crítico de desvalorização e desinteresse pelo ensino superior e são muitos fatores externos a serem considerados que geram estes resultados. No entanto, em muitas situações, observamos na UTFPR a tomada de decisões intempestivas sem definição prévia das formas de operacionalização e de um plano de ação estruturado. Percebe-se que não há conhecimento claro quanto ao público-alvo para qual devemos ser atrativos e há dificuldade de comunicação com este e, assim, muitas vezes a instituição não é conhecida Precisamos que a instituição seja conhecida dentre o rol de outras possibilidades a serem escolhidas.
Acreditamos na necessidade de tomar decisões a partir de indicadores estratégicos. Precisamos conhecer o perfil do nosso público, aprimorando nossos sistemas institucionais, bem como de uma análise de mercado sobre as potencialidades de cada região em absorver profissionais qualificados, uma vez que mapeando a atratividade, conseguiremos entender a viabilidade e o futuro dos nossos cursos.
É responsabilidade social da UTFPR oportunizar o ingresso de estudantes de forma simplificada, mas, além disso, é primordial investir em uma divulgação da marca de forma inteligente, entendendo quando é melhor realizar determinada ação para promover o interesse do nosso público-alvo.
Temos o compromisso de organizar nossas ações de atratividade desde a produção de materiais de divulgação úteis para cada campus, até a organização de um cronograma integrado, contemplando tarefas que podem ser executadas por cada campi para atingir a promoção que a UTFPR precisa.
Marketing estratégico:
Organizar o marketing institucional, geral e por campus, para destacar os diferenciais e a qualidade da UTFPR, atraindo estudantes com ênfase na qualidade do ensino, na experiência estudantil, na pesquisa, na inovação e no alvo tecnológico.
UTFPR e comunidade:
Institucionalizar, de forma articulada, um programa de aproximação com ações unificadas e que destaque os avanços e as inovações de cada campi da UTFPR, atraindo a comunidade para conhecer o ensino, a tecnologia e a pesquisa aplicada nos campi, estimulando o interesse pela educação e carreiras em áreas técnicas e tecnológicas.
Comunicação institucional:
Desenvolver políticas e programas de comunicação e marketing voltados à comunidade externa, com o intuito de divulgar os resultados das atividades, projetos e conquistas da universidade.
Processo de seleção de ingressos à UTFPR:
ampliar a seleção de estudantes, incluindo-se outras formas de ingresso, tais como ingresso a partir do desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento.
Políticas de atratividade para cursos de baixa procura:
Desenvolver estratégias de promoção dos cursos a partir de diagnóstico e indicadores de gestão, implementando um calendário de ações.
Governança e Gestão
O processo de governança e gestão na instituição, por vezes, torna-se falho na medida em que não há um padrão bem definido a ser seguido, gerando desalinhamento entre as ações das pró-reitorias, falta de comunicação efetiva e retrabalho para docentes e técnico-administrativos de todos os campi.
Acreditamos em uma estrutura de governança e gestão pautada em planejamento e estratégias, de forma integrada e articulada entre a Reitoria e os campi. Temos o compromisso de desempenhar as funções de direcionamento, acompanhamento e avaliação de ações visando efetivar uma Reitoria atuante e presente nos campi, com uma comunicação interna funcional e efetiva, permitindo a participação e discussão entre todos os atores envolvidos nos processos.
Governança participativa:
Fortalecer a governança participativa, de forma que a tomada de decisão inclua os técnicos administrativos, docentes e estudantes nas decisões, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo de acordo com os princípios da transparência, prestação de contas, equidade, responsabilidade e dinamismo.
Planejamento administrativo, estratégico e integrado entre campi e reitoria:
Estruturar junto ao Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) o desenvolvimento de um planejamento estratégico administrativo e integrado entre reitoria e os campi, visando a gestão democrática e participativa.
Processos administrativos simplificados:
Promover a revisão contínua das normativas internas, visando a simplificação e a otimização dos processos administrativos, tornando a gestão mais ágil e menos burocrática.
Padronização de processos:
Promover a padronização de processos institucionais, aplicados à reitoria e todos os campi, garantindo a equidade nas ações, procedimentos e encaminhamentos.
Processos avaliativos institucionais:
Promover a revisão contínua dos processos avaliativos institucionais, com vistas à melhoria de procedimentos e de índices.
Comunicação interna e externa:
Definir uma política institucional de comunicação, visando aperfeiçoar os procedimentos e os canais de comunicação interna para aumentar a transparência e o engajamento entre a comunidade interna e reformular a comunicação externa para fortalecer a marca UTFPR.
Universidade sustentável:
Desenvolver uma política abrangente, pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, alinhando a Universidade aos conceitos ESG (Environmental, Sustentability and Governance).
Aceleração da transformação digital:
Investir estrategicamente na infraestrutura de tecnologia da informação, visando a transformação digital, reorganizando, ampliando e otimizando os sistemas de gestão acadêmica e administrativa e promovendo a digitalização de serviços.
Infraestrutura física:
Articular junto aos campi estratégias para modernizar a estrutura física, incluindo a prospecção de recursos e garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades administrativas, ensino, pesquisa, extensão, convivência, acessibilidade e bem-estar.
Laboratório de Inovação Administrativa:
Promover espaços de inovação e de boas práticas administrativas que funcionem para experimentação e para testes de novas ideias e soluções para desafios administrativos, incentivando a criatividade, a colaboração e a implementação ágil de melhorias.
Tecnologia da Informação
Temos um diferencial no nome de nossa instituição, um "T" de "Tecnológica". No entanto, são frequentes as reflexões sobre se, para além do nome, estamos realmente sendo uma instituição tecnológica. Apesar de termos um setor responsável pela tecnologia da informação na UTFPR, este carece de atenção institucional para maior fluidez na gestão administrativa, ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Acreditamos em uma UTFPR digital que promova maior praticidade no nosso cotidiano. Ter acesso fácil à informação e lidar com sistemas intuitivos que forneçam indicadores pedagógicos e de gestão são peças chave para abrirmos muitas portas. Temos o compromisso de estruturar nossos setores responsáveis pela tecnologia da informação, investindo em infraestrutura, recursos humanos e plataformas digitais, promovendo a atualização tecnológica que nossa instituição merece.
UTFPR digital:
investir em ferramentas para tornar a UTFPR cada vez mais digital e acessível a toda a comunidade e criar programa de treinamento aos usuários dos sistemas e serviços disponibilizados na UTFPR.
Sistemas informatizados para gestão:
manter uma política de atualização, melhoria e/ou migração dos sistemas existentes. Propor, em parceria com as áreas, editais de bolsistas com vistas a atender demandas por novos sistemas e a melhoria dos sistemas existentes, bem como propor editais para projetos institucionais de TI desenvolvidos por alunos e por servidores de forma colaborativa com a DIRGTI.
Sistemas informatizados para ensino, pesquisa e extensão:
intensificar a disponibilização dos sistemas informatizados para atender as demandas de ensino, pesquisa, extensão; ampliar o uso de tecnologias e recursos educacionais digitais de apoio ao ensino; disponibilizar ambiente virtual em nuvem para alunos e docentes.
Aplicativos:
desenvolver aplicativos mobile para a comunidade universitária e aplicativo para servidores, que inclua funcionalidades de comunicação, de consultas aos dados e atividades de trabalho variadas.
Equipamentos e ferramentas de TI:
promover a ampliação, manutenção e atualização tecnológica dos equipamentos de TI e comunicação da UTFPR, tornando a gestão da TI mais ágil, transparente e sustentável; intensificar o projeto de infraestrutura mínima de TI nos campi, promovendo qualidade na disponibilização dos serviços de TI e diminuindo, assim, as assimetrias entre os campis. Concomitantemente, trabalhar em conjunto com outras entidades governamentais para obtenção de equipamentos de informática para melhorar o parque tecnológico.
Licenças de software:
adquirir e implementar uma base para gestão de licenças de software compartilhado, comuns a todos os campi (licença flutuante).
Internet:
adequar a velocidade do link dos campi conforme necessidade, incluindo a implantação de redundância; analisar, melhorar e ampliar a rede sem fio; e disponibilizar, dentro do projeto estrutura mínima, melhoria e padronização da rede cabeada em todos os campi.
Compras de TI:
implantar o processo de compras e de contratações unificadas de TI para intensificar as ações de racionalização de recurso público, levando em consideração as necessidades e realidades específicas de cada campi.
Valorização e desenvolvimento dos servidores
Vivemos em um ambiente profissional dinâmico, que nos exige atualizações constantes de procedimentos e capacitações. Muitas vezes nos deparamos com desafios que impactam nossa saúde física e emocional, gerando anseios e preocupações sobre a atuação versus satisfação laboral enquanto servidores públicos. É importante entender se os servidores se sentem valorizados sobre o trabalho que estão realizando e se consideram que a instituição oferece boas condições de trabalho e qualidade de vida.
Acreditamos que nossa força de trabalho é única, comprometida e que a UTFPR é feita de pessoas, as quais estão, dia após dia, buscando melhorar continuamente sua versão profissional e pessoal. Enquanto Reitoria, identificamos a necessidade de fornecer programas que garantam, além da manutenção das atividades laborais, a valorização do servidor, fornecendo condições de trabalho que permitam equilibrar o desenvolvimento profissional com o clima organizacional e a qualidade de vida dos servidores.
Gestão, capacitação e qualificação de pessoas:
ampliar os programas de capacitação, qualificação e desenvolvimento profissional, discutindo e implementando as políticas de valorização.
Condições de trabalho e qualidade de vida:
fomentar e estabelecer diretrizes para a melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida dos técnicos administrativos e docentes, em consonância com os campi, proporcionando um ambiente de trabalho seguro, saudável e inclusivo, que promova o bem-estar físico e sócio emocional.
Saúde e bem-estar:
reestruturar a política interna relacionada à saúde e ao bem-estar dos técnicos administrativos e docentes, oferecendo acolhimento psicológico, atividades de promoção da saúde, programas de qualidade de vida e iniciativas que promovam a integração e o convívio saudável no ambiente de trabalho.
Programa de Gestão e Desempenho:
fortalecer a discussão e expandir a aplicabilidade do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), desenvolvendo uma cultura institucional sobre os benefícios trazidos pelo programa.
Programa de transição de funções:
estabelecer um programa institucional para o processo de transição quando há troca de chefias e/ou remanejamento de servidores, visando a garantia da continuidade dos trabalhos e maior segurança para quem assume a nova função.
Quadro de servidores:
articular junto a parlamentares, entidades e Ministérios competentes a recomposição e a ampliação do quadro de técnicos administrativos e docentes.
Permanência dos estudantes, Diversidade, Inclusão e Equidade
Identificamos estudantes saindo de suas aulas, ansiosos para deixar a UTFPR, demonstrando desmotivação em participar de atividades extracurriculares na instituição e não se sentindo pertencentes e acolhidos em suas particularidades. São diversos os fatores para esse comportamento e desmotivação. No entanto, há dúvidas quanto ao que a instituição tem oportunizado e fomentado relativo à valorização discente e à inclusão e diversidade. É necessário estabelecer se os programas estudantis estão sendo efetivos e suficientes e se as ações realizadas têm contemplado as necessidades.
Acreditamos em uma vida acadêmica de oportunidades, além do conhecimento adquirido com uma matriz curricular. É necessário estruturar ações e ambientes que promovam o pertencimento do estudante à UTFPR. Temos o compromisso em fomentar um ambiente de pluralidade, diversidade que, acima de tudo, dê suporte aos nossos estudantes. Precisamos ouvir e acolher as demandas das representações estudantis com atenção, promovendo um ambiente que nosso estudante queira estar e se sinta confortável físico e emocionalmente.
Pró-reitoria de Assuntos Estudantis:
implantar a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.
Política de Assuntos Estudantis da UTFPR e do PAE (Programa de Auxílio Estudantil):
fortalecer a política, expandindo e estruturando as áreas de abrangência, congregando as ações já realizadas e ampliar a concepção de assistência estudantil, ultrapassando a concepção de apoio financeiro/pecuniário para ações de apoio, desenvolvimento e desempenho acadêmico.
Programa de Acolhimento e suporte aos estudantes:
criar programa de acolhimento aos estudantes ingressantes, estendendo ações para os dois semestres iniciais, com ações integradas de ambientação e integração acadêmica, orientação vocacional e profissional, autorregulação da aprendizagem, promoção do engajamento extracurricular, fomentando o sentimento de pertencimento acadêmico.
Comunicação contínua com os movimentos estudantis:
estabelecer um canal contínuo de comunicação e diálogo com as entidades estudantis, com o intuito de uma participação mais efetiva dos estudantes na gestão universitária, com demandas, sugestões e reclamações.
Evasão e retenção:
criar Comissão Permanente, com todos os atores envolvidos, para realização de estudos diagnósticos, sistemáticos e contínuos sobre as causas da evasão/retenção agindo prioritariamente nos indicadores mais recorrentes/expressivos considerando as particularidades dos campi, mas integrando, articulando e replicando ações de sucesso já realizadas.
Permanência de PCD e NEE:
implantação da política de permanência para PCD (Pessoa com Deficiência) e NEE (Necessidades Educacionais Especiais), democratizando orçamento, estabelecendo diretrizes, protocolos, procedimentos e integrando as normativas já existentes a uma perspectiva ampliada de inclusão e equidade.
Monitoria Inclusiva:
ampliar e melhorar o programa de monitoria, implantando o programa de monitoria inclusiva, visando o desenvolvimento de ações afirmativas ao aluno com deficiência, tais como: oferecer suporte como leitor, escriba, audiodescritora de figuras, imagens, desenhos e vídeos em sala de aula, adaptação de materiais e livros usados por alunos cegos ou com baixa visão.
Representatividade feminina:
promover um ambiente contínuo de discussão, visando promover a igualdade de gênero e aumentar a representatividade feminina dentro e fora da instituição.
Cultura de respeito e empoderamento:
definir metas para promover uma cultura institucional de respeito mútuo, empatia e empoderamento, onde todas as vozes sejam valorizadas e todas as formas de discriminação sejam confrontadas e combatidas de forma proativa
Diversidade, inclusão e equidade:
desenvolver programas e integrar ações já existentes de promoção e respeito à diversidade na comunidade acadêmica, estendendo-a à comunidade externa, incentivando um ambiente inclusivo e respeitoso a todos os gêneros, etnias, culturas e religiões.
Cultura, esporte e lazer
Grande parte de nossos campi possuem uma infraestrutura satisfatória para desenvolvimento de atividades culturais e esportivas. No entanto, é comum encontrarmos esses ambientes vazios, sem estímulo para participação e engajamento dos servidores e estudantes. Além disso, outros campi necessitam explorar as potencialidades e investir em infraestrutura para que as atividades sejam possíveis.
Acreditamos na importância da prática de esportes e no desenvolvimento de atividades de cultura e lazer para a melhoria da qualidade de vida em geral e para as questões práticas como a melhoria do desempenho acadêmico e profissional. Estas atividades auxiliam na concentração, controle de ansiedade, criatividade e redução do estresse, fatores relevantes no dia a dia de servidores e estudantes. Temos o compromisso de fomentar e diversificar as ofertas de atividades culturais, esportivas, de lazer e convivência institucional.
Infraestrutura de espaços de estudo, convivência e bem-estar:
fomentar a melhoria e ou implantação de espaços de estudo, convivência e bem-estar na instituição, tais como espaços de estudo 24 horas, espaços de convivência estudantil, espaços de descanso, instalação de cadeiras para obesos nos auditórios, nas salas de aula, nos espaços de convivência, entre outros.
Bibliotecas como espaço de cultura e lazer:
fomentar ações estruturadas visando adequação e transformação das bibliotecas como espaços de cultura e lazer.
Esporte e cultura como integração interdisciplinar:
incentivar a realização e/ou participação em atividades esportivas e culturais, promovendo a integração interdisciplinar entre estudantes, professores e técnico-administrativos, propiciando um ambiente saudável e dinâmico para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Esportes e lazer como espaços de acolhimento:
incentivar a utilização dos espaços esportivos e de lazer da universidade como locais de acolhimento e de integração social, promovendo saúde e bem-estar.
Atléticas e equipes de competição técnica:
garantir fomento da UTFPR às equipes de competição técnica, nas áreas do ensino, pesquisa e extensão e atléticas. Ainda, auxiliar na formalização das Atléticas na instituição.
Plataforma para hub de cultura e esporte:
criar uma plataforma digital que funcione como centro de informações e de interações para eventos culturais e esportivos, conectando a universidade com a comunidade.
Diversificação das ofertas culturais:
fomentar a ampliação e diversificação das atividades culturais oferecidas pela universidade, incluindo exposições de arte, apresentações teatrais, concertos, festivais culturais e mostras de cinema.
Ambiental
Vemos ações pontuais sendo desenvolvidas por servidores na instituição e o trabalho comprometido de uma comissão de sustentabilidade que propõe ações e depende de grande esforço para tornar suas propostas replicadas em todos os campi.
Acreditamos em uma Universidade que aborde a questão ambiental de forma transversal e dinâmica. Vemos como necessária uma comunicação constante que trabalhe a educação ambiental em nossos campi, com informações claras e didáticas sobre a correta segregação de resíduos, uso da água e outras atividades cotidianas que contribuam com a melhoria contínua. Temos o compromisso de promover uma cultura de sustentabilidade efetiva na instituição.
Cultura de sustentabilidade:
promover a cultura da sustentabilidade atendendo às questões ambientais e desenvolvendo campanhas educativas, eventos comunitários, parcerias com organizações diversas e formação de lideranças socioambientais.
Smart campus:
promover e fomentar projetos fortalecendo tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis na gestão dos campi, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica e do seu entorno.
Eco campus:
potencializar as características regionais e as áreas de expertise de cada campi, incentivando o desenvolvimento de atividades que promovam a qualidade ambiental e de convívio tais como a criação de espaços verdes, como jardins, telhados verdes e áreas de conservação, que não apenas promovam a biodiversidade, mas, também, ajudem a reduzir o impacto ambiental dos edifícios e demais estruturas e contribuam para a qualidade de vida nos campi.
Sala verde:
ampliação da chancela ministerial (Ministério do Meio Ambiente - MMA) da Sala verde para todos os campi da UTFPR. A sala verde é um ambiente de educação ambiental reconhecido pelo MMA e alinhado às suas políticas e, atualmente, está presente somente no campus Dois Vizinhos, desde 2013.
Eficiência energética e energias renováveis:
ampliar e fomentar iniciativas que promovam o uso eficiente de energia e a transição para energias renováveis em todos os campi.
Certificações de sustentabilidade:
participar dos rankings que promovam a UTFPR nacional e internacionalmente, como GreenMetric World University Ranking, Impact Ranking, Times Higher Education, PRME Global - Principles for Responsible Management Education, Pacto Global, QS Sustainability Ranking.
Integração da sustentabilidade no currículo acadêmico:
integrar a cultura de sustentabilidade nos currículos acadêmicos, aproveitando as expertises existentes em cada curso, alinhando ensino, pesquisa e extensão.